quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mulheres tem melhor tato


   Investigadores da Universidade de Ontário, no Canadá, descobriram porque é que as mulheres têm melhor tacto do que os homens. Os responsáveis são os receptores sensoriais que temos nas pontas dos dedos. Como o sexo feminino tende a ter as mãos mais pequenas do que o masculino, os sensores que identificam as texturas estão mais concentrados.    Mãos pequenas. É este o segredo que faz com que as mulheres tenham normalmente mais sensibilidade nas mãos que os homens. Tudo porque ao serem menores, as mãos femininas têm os receptores sensoriais mais concentrados e poderosos. Uma capacidade que pode ser partilhada pelos homens que, ao contrário do que é geneticamente habitual, tenham as mãos tão ou mais pequenas que as delas. A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Ontário, no Canadá.
   "Os neurocientistas já sabiam há algum tempo que algumas pessoas têm melhor sentido de tacto do que outras, mas as razões para esta diferença eram um mistério", explicou ao Journal of Neuroscience um dos autores do estudo, Daniel Goldreich.
   Para compreender porque é que os sexos têm diferentes sensibilidades nos dedos, os autores do estudo mediram primeiro a ponta do dedo indicador de 100 estudantes da universidade. A capacidade táctil foi testada premindo progressivamente uma série de sulcos paralelos contra as pontas dos dedos - o equivalente do tacto para a escala optométrica (tabela com letras de diferentes tamanhos, que se usa no oftalmologista).
   Os investigadores descobriram que os pessoas da mesma idade têm habitualmente o mesmo número de sensores nas pontas dos dedos. E que a chave do mistério estava no tamanho das mãos: as pessoas com dedos mais pequenos conseguiam sentir sulcos mais apertados. "A diferença entre os sexos parece ser inteiramente devido à relação entre o tamanho das pontas dos dedos das pessoas", diz Ethan Lerner, médico do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, que não está envolvido no estudo. O médico explica que não chega ser mulher para ter uma sensibilidade maior, pois "um homem com pontas dos dedos mais pequenas do que as de uma mulher será mais sensível ao toque do que ela".
   Os cientistas canadianos exploraram ainda porque é que os dedos mais pequenos transmitem mais sensações. E a explicação é simples: têm os receptores sensoriais mais concentrados.
   Diversos tipos de sensores ligam o interior da pele e cada um deles detecta um tipo específico de estimulação exterior. Alguns receptores, chamados de células de Merkel, respondem a texturas estáticos, enquanto que outros captam as vibrações ou os movimentos.
   Quando a pele é estimulada, os receptores activados dão sinal ao sistema nervoso central, onde o cérebro processa a informação e gera imagens da maneira como uma superfície é "sentida". Fazendo uma comparação, são como os pixéis numa fotografia. Cada receptor envia um "pixel" da imagem táctil para o cérebro: quantos mais receptores por centímetro, mais clara é a imagem.
   Para descobrir se os dedos pequenos tinham mais receptores, os investigadores mediram a distância entre os poros nos estudantes. Isto porque as células de Merkel agrupam-se nas bases dos poros da pele. As pessoas com dedos mais pequenos tinham maior densidade de poros e receptores mais concentrados.
   Agora, o próximo passo da pesquisa é descobrir se o número de células receptoras varia durante a idade adulta e como a sensibilidade tátil varia durante a infância, durante o crescimento. De acordo com Goldreich, é importante determinar como a sensibilidade muda conforme o crescimento dos dedos, enquanto os receptores se afastam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário